Skip to main content

Dos planos para o futuro, continuar escrevendo muito é certo. Escrever é a minha vida.

Geny Vilas-Novas é uma escritora brasileira de 75 anos. Nascida em Minas Gerais, a autora morou em diferentes locais do país até se fixar na cidade do Rio de Janeiro. Há mais de 30 anos escreve contos e romances, além de participar da Oficina Literária do Professor Ivan Cavalcanti Proença (OLIP). 

Geny tem uma voz bastante particular nas suas produções. De acordo com Antônio Olinto, da Academia Brasileira de Letras, a característica da obra de Geny é apresentar “um Brasil que era nosso e não sabíamos, num retrato do interior que se mostra por inteiro”. Ele também já comparou a mineira ao poeta brasileiro Guimarães Rosa, um dos maiores do século XX. Elogiada por Ziraldo no prefácio de seu romance Adeus, Rio Doce (2006), sua escrita também é descrita como “uma constante de significados (…) e não raro, rudeza que camufla sensibilidade e leveza diante do outro”, por Ivan Cavalcanti. 

“Gigante Geny que, vista assim, de repente, parece apenas uma menina da beira de um rio de água doce.”

Ziraldoescritor

Ao todo, são 15 livros publicados, dez deles sendo romances. Em suas obras, a autora mineira traz reflexões atuais e profundas sobre o dia a dia. Tudo isso conduzido pela delicadeza de uma narrativa de memórias, que revisita a sua infância no Vale do Rio Doce – paisagem de sua vida e obra – para ir recontando o presente. Além disso, já participou de diversas antologias de contos como Tempos de Nassau (Bom texto, 2004), Ásperos e Macios (Bom texto, 2010) e Antologia Poesia&Prosa, 50 anos OLIP (Oficina do Livro, 2022).

Geny já foi semifinalista do prêmio Oceanos de 2018, um dos mais importantes de Literatura em Língua Portuguesa, e menções honrosas em concursos como o Concurso Adélia Prado, realizado pela Academia Feminina Mineira de Letras e o Concurso Internacional UBE de Literatura.

15

livros publicados

25

anos de carreira

Você quer brincar de pique?

Com este conto, Geny foi vencedora do Concurso de Literatura da Revista Cláudia (1989)

Três Marias

Conto que lhe rendeu Menção Honrosa no Concurso Adélia Prado da Academia Feminina Mineira de Letras (2019)

Uma história dentro da outra

Com este romance, Geny recebeu Menção Honrosa no Concurso Internacional UBE de Literatura (2018)

Fazendas Ásperas

Com este romance, foi semifinalista do Oceanos e recebeu Menção Honrosa no Concurso Internacional UBE (2018)